VIII Seminário discute soberania e segurança alimentar no país

No auditório da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) aconteceu na última sexta-feira, 09/06, o VIII Seminário Integração Serviço-Pesquisa-Políticas Públicas CREN-UNIFESP-IEA. O encontro, que acontece duas vezes por ano, é uma realização do CREN em parceria com a Unifesp e o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA).

Nesta edição os debates foram em torno da “Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores”. O objetivo era discutir como as redes e indicadores podem contribuir para o intercâmbio de conhecimento sobre o tema. Durante o dia foram realizadas três mesas de debate e uma de apresentação de trabalhos dos alunos da pós-graduação.


mat-VIII-seminario

No âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional, a professora da Unifesp e integrante do IEA-USP, Semíramis Domene, citou a Lei 11.346/2006. “Um país com soberania alimentar define de forma autônoma as políticas de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o direito a alimentação adequada para seus cidadãos com respeito à cultura e ao ambiente, e garante este direito aos produtores comprometidos com sistemas agroalimentares sustentáveis”, pontuou Semíramis.

Porém, o debate mostrou que ainda estamos longe de garantir o direito a alimentação adequada para a população. De acordo com dados do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN), 3,2% dos domicílios no Brasil estão em situação grave de insegurança alimentar, isto é, mais de 7 milhões de pessoas estão passando fome no país. Esses dados foram apresentados por Carmem Priscila Bocchi do SESAN/MDSA.