Qual é o caminho certo para emagrecer?

Artigo de especialista –

 Profa. Dra. Ana Lydia Sawaya

 Unifesp/ CREN – 

Os antigos monges do deserto já diziam: não basta esforçar-se para mudar um comportamento, é preciso, antes, mudar o “pensamento”.

Sem dieta milagrosa

Quem tentou emagrecer muitas vezes, sabe que não adianta esforçar-se durante um curto período para fazer dieta, pois é só uma questão de tempo para voltar a engordar. Muitos estudos mostram que quanto mais rápida e mais rígida é a dieta e, consequentemente, a perda de peso, maior é o ganho de peso logo em seguida. Assim, qualquer dieta restritiva tem um efeito de curta duração. Não há a dieta milagrosa. Esta pode até emagrecer rapidamente, mas não tem efeito em longo prazo…

Descobriu-se também que um bebê, já no ventre materno, pode viver num ambiente favorável à obesidade, devido à alimentação inadequada da mãe, especialmente quando esta come muitos doces, salgadinhos, sorvetes, biscoitos recheados, refrigerantes e achocolatados. Esta criança terá muito mais facilidade para engordar após o nascimento e um apetite voraz por esses produtos industrializados.

Por isso, os olhos dos cientistas e clínicos voltam-se cada vez mais para o ambiente intrauterino e para um acompanhamento