Mutirão de pesagem do CREN atende 395 crianças na zona leste


mutirão de pesagem

Mutirão de pesagem

A ação aconteceu na UBS União de Vila Nova e aferiu que 51,6% das crianças atendidas apresentavam algum desvio nutricional. Durante o mutirão de pesagem, 84 consultas no CREN foram agendadas para crianças com desnutrição (obesidade ou subnutrição) moderada ou grave. Os responsáveis pelas menores com desvios leves foram orientados a fazer o acompanhamento na UBS.

A UBS União de Vila Nova também promoveu a atualização de vacinas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Houve também oficina de pinturas faciais nas crianças.

A nutricionista do CREN Camila Saraiva, uma das responsáveis pelo mutirão de pesagem, ressaltou a importância da ação para a comunidade. “Tivemos uma ótima adesão das famílias e por isso conseguimos identificar muitas crianças que precisarão de apoio. Além disso, foi crucial reafirmar a parceria entre o CREN e a Unidade Básica de Saúde, que também conheceu na prática a nossa metodologia.”


mutirão de pesagem

União de Vila Nova é um bairro do distrito de Vila Jacuí, no extremo da zona leste de São Paulo. Cerca de 32 mil pessoas moram na região, que também é popularmente conhecida como Jardim Pantanal. O bairro foi construído em uma área de várzea que se estende até a Rodovia Ayrton Senna, no limite com Guarulhos.

Desde 2006, o CREN da Vila Jacuí atua na região por meio do tratamento de crianças desnutridas, prevenção e capacitação de profissionais de saúde.

Share on:

#mutirão #educação #nutrição #antropometria #medição #educaçãonutricional #trabalho #UBS #comunidade #subnutrição #desnutrição #obesidade #estatura #CREN #VilaJacuí #zonaleste #saúde #pesagem